Mundo Xuxalândia

Xuxa e Trem da Alegria

VEJA NESSA GALERIA FOTOS E BAIXE O CD ESPECIAL XUXA E TREM DA ALEGRIA!

 

O INÍCIO

O grupo começou em 1984, apenas com Luciano Nassyn e Patrícia Marx, então, ex-participantes do 1º Festival Internacional da Criança exibido pelo SBT, no qual Patrícia levou o segundo lugar e Luciano o quarto. Convidados por Michael Sullivan e Paulo Massadas, a dupla gravou o disco Clube da Criança com Xuxa e Carequinha, além das participações especiais de Vanusa, Djavan, Sérgio Mallandro, Pelé, Roupa Nova, entre outros. A dupla estourou no Brasil todo com as músicas Carrossel de Esperança e É de Chocolate conquistando a vendagem de mais de 300 mil cópias.

Em 1985, já formavam um trio incluindo Juninho Bill , e finalmente Trem da Alegria lançou naquele mesmo ano seu primeiro LP, Trem da Alegria do Clube da Criança, com muitas participações especiais e dois sucessos estrondosos: Dona Felicidade (com Lucinha Lins) e Uni, Duni, Tê (com The Fevers) , contando com as participações especias de Gal Costa, Xuxa, Carequinha, Pelé e o grupo Menudo. Este LP vendeu mais de 450 mil cópias.

 

NOVOS INTEGRANTES

No ano seguinte, 1986, o grupo aumentou com a entrada de Vanessa (que também participou do 1º Festival Internacional da Criança) e veio o apogeu do grupo . São duas músicas do segundo disco que viraram trilha sonora obrigatória das festas infantis: He-Man e Fera Neném (música onde o Juninho Bill afirmava querer ser presidente do Brasil) com Evandro Mesquita fazendo um dueto com Juninho Bill, esse disco como todos os outros trouxe a música Na Casca do Ovo com a participação especial de Xuxa, assim como a do Silvinho, Roupa Nova e Joe. Esse disco foi um marco ao vender mais de 1.100.000 cópias.

Em 1987, Patrícia chegou a gravar a faixa Abra a Boca e Feche os Olhos do novo disco, mas em seguida deixou o Trem da Alegria devido as transformações da adolescência (reaparecendo no segundo semestre do mesmo ano em carreira solo, com o hit Festa do Amor ). Patricia foi substituida por Fabíola Braga, a amazonense de sete anos que passou a integrar o grupo junto com Juninho Bill, Luciano e Vanessa. O grupo lançou neste mesmo ano o disco Thundercats. O sucesso continuou grande com Piuí Abacaxi(com participação de Xuxa), Orquestra dos Bichos, A Dança do Canguru e Thundercats a faixa principal. Esse álbum vendeu mais de 850 mil cópias, também nesse ano o grupo chegou a cantar no estádio Maracanã. Fabíola teve pouca participação no grupo e ficou até o fim daquele ano.

Em 1988 houve a entrada de Amanda Acosta. Assim a formação de 1988 contava com Luciano, Vanessa, Juninho Bill e Amanda que mantiveram o sucesso por todo o Brasil. É desse LP os sucessos Iô-iô, Xa-xe-xi-xo-Xuxa e os duetos românticos Pique pega-Pique esconde na voz de Luciano e Vanessa e Pra ver se cola na voz de Juninho e Amanda. Esse disco também fez um enorme sucesso alcançando a vendagem de meio milhão de cópias.Nessa época o grupo já tinha atingido a marca de 3 milhões de cópias vendidas.

No mesmo ano, também marcava a despedida de Luciano e Vanessa do grupo, ambos já deram sinais claros de estarem na adolescência. Assim, os solos deles, De Repente Califórnia e Momento Bombom, explicaram o motivo da saída, pois Luciano tenta carreira solo e Vanessa forma dupla com Luan, seu atual marido.

 

FIM DO GRUPO

Em 1989, Rubinho é escolhido como novo integrante, e assim pela primeira vez, o Trem da Alegria teve seus integrantes na mesma faixa da idade. O grupo emplaca dois sucessos consideráveis: Jaspion-Changeman e Pula Corda. Esse disco atinge a marca de mais de 450 mil cópias vendidas antecipadamente . Esse ano também marca a estreia do Trem no cinema em Princesa Xuxa e os Trapalhões[10] . Com o lento declínio do gênero musical infantil no país devido a vários fatores, o Trem da Alegria vê seu sucesso começar a esvair-se lentamente, além do problema da idade dos integrantes e fãs que se tornavam adolescentes e adultos, os discos vendiam cada vez menos e foram principalmente ofuscados pela mudança do cenário musical com o surgimento de novos gêneros, como sertanejo, lambada, axé, pagode, grunge etc.

Em 1990, o Trem da Alegria tentou embarcar no sucesso da Lambada, com as músicas Lambada da Alegria e Lambada Danada e, embora tenham conquistado mais um disco de ouro empurrado pela fama do grupo, o mesmo fez pouco sucesso. Neste ano o grupo visitou Luanda e Portugal, onde foi a primeira e única turnê internacional. Em 1991a banda faz um concurso para escolher um novo integrante através da antiga Rádio Cidade, tendo em vista que o Juninho Bill já era um adolescente de 14 anos e provavelmente iria deixar o grupo. O escolhido entre mais de 10.000 inscrições é o garoto Rick Bueno, porém a gravadora acha melhor Juninho não sair, e o grupo volta a ser um quarteto novamente, desta vez com três meninos, e ainda emplaca dois sucessos consideráveis, O Lobisomem e Tartaruga Ninja, mas os tempos eram outros e a música infantil havia sido relegada a segundo plano. Nesta época praticamente todos os grupos e artistas da música infantil se extinguiram, sendo o Trem do Alegria o último remanescente dos artistas infantis da década de 80 ainda na mídia.

Em 1992, já sem o Rick que saiu devido ao grupo estar prestes a encerrar suas atividades, e com os integrantes crescendo e se tornando adultos, a banda ainda emplacou mais um sucesso, a música Alguém No Céu que fez parte da trilha sonora da novela das oito, De Corpo e Alma e lançaram seu último LP que era uma compilação dos maiores sucessos com quatro músicas inéditas e também este álbum foi lançado em CD. No fim do ano, o grupo encerra suas atividades.

Propositalmente, a ultima apresentação televisionada do grupo se deu em 31 de Dezembro de 1992, no, também, último programa do Xou da Xuxa, aonde o Trem da Alegria, que havia sido a primeira atração musical apresentada no primeiro programa, em 30 de Junho de 1986, foi, também, a ultima atração musical apresentada no ultimo programa. Durante essa última apresentação, Xuxa, Amanda, Juninho, várias paquitas, paquitos e pessoas da platéia choraram.

 

Baixe o CD especial XUXA e TREM DA ALEGRIA

 

01-LAMBADA DA ALEGRIA

02-A DANÇA DO CANGURU

03-XA XE XI XO XUXA

04-A PATINHA DA VOVÓ

05-BOLO DO AMOR

06-IÔ IÔ

07-NA CASCA DO OVO

08-PULA CORDA

09-O LOBISOMEM

10-PIUÍ ABACAXÍ

11- PRA VER SE COLA

12-ALGUÉM NO CÉU (ÚLTIMO XOU DA XUXA)

13-O LOBISOMEM (SOMENTE XUXA)

14-A PATINHA DA VOVÓ (SOMENTE XUXA)

15-LÁPIS DE COR

 

BAIXAR